Promover capacitações, gerar negócios, trocar experiências e dar visibilidade à atividade agropecuária do Cariri paraibano. Essa é a proposta do “Dia D’, evento realizado pela Fazenda Carnaúba, localizada no município de Taperoá, que conta com o apoio do Sebrae Paraíba.
Em sua sétima edição, o evento teve início nesta sexta-feira (26) e seguirá com uma programação diversificada até o próximo domingo (28).
Conforme projeção dos organizadores, a expectativa é receber, durante os três dias de evento, cerca de seis mil pessoas, entre empresários, criadores, expositores e pesquisadores para interagir com os processos de funcionamento da Fazenda e vivenciar a experiência de um dos maiores dias de campo do Brasil.
Além da maior mostra de caprinos e ovinos do país, com mais de 2,5 mil animais em exposição, a programação do “Dia D” também conta com atividades culturais e uma série de capacitações.
Entre elas, estão palestras e oficinas que vão abordar temas como técnicas de inseminação artificial em caprinos; sustentabilidade da produção de leite; fabricação e maturação de queijos artesanais; sucessão familiar no campo; e viabilidade econômica da apicultura no semiárido.
Para o empreendedor Joaquim Vilar, um dos responsáveis pela Fazenda Carnaúba, o “Dia D” é uma amostra que simboliza a riqueza existente no semiárido paraibano e os resultados exitosos de uma atividade agropecuária que é desenvolvida de forma compatível ao clima da região.
“Ninguém faz nada sozinho e o Sebrae é um importante parceiro nosso, não só na organização de eventos, mas também em questões de divulgação e na oferta de cursos e capacitações”, acrescentou o empreendedor.
Por sua vez, o analista do Sebrae Paraíba, João Bosco da Silva, ressaltou a contribuição de eventos como o “Dia D” para a capacitação e a troca de experiências entre produtores e empreendedores.
“A intenção do Sebrae é incentivar os produtores a se capacitarem cada vez mais, fazendo com que eles percebam e participem do movimento que existe na caprinovinocultura, seja de pele, de carne ou de leite, contribuindo para a melhoria contínua do rebanho e, também, gerando emprego e renda na região”, pontuou.
A Fazenda Carnaúba – Com mais de 60 anos de fundação, a Fazenda Carnaúba se tornou um case de sucesso quando o assunto é a atividade agropecuária no semiárido nordestino.
Localizada em uma das regiões mais secas do país, ela tem como destaque a criação de caprinos, com um rebanho que conta com cerca de três mil animais.
O empreendimento, especializado no trato de três raças de gado e dezoito de cabras e ovelhas nativas do Nordeste, também se destaca pela produção de queijo, realizada através da marca Laticínios Grupiara.
No local, a produção chega a trabalhar cerca de 20 mil litros de leite por mês para a fabricação de cinco tipos de queijo.
Entre eles está o “Serra do Pico”, que este ano conquistou medalha de bronze na quarta edição do concurso ‘Mondial du Fromage’ (mundial de queijos em português), realizado na cidade de Tours, na França.
Programação – As atividades do “Dia D” seguem na Fazenda Carnaúba até a tarde do próximo domingo (28).
A programação, que também conta com espaço para a música e a gastronomia, é aberta ao público e tem início todos os dias a partir das 7h.
Fonte: Portal ParaibaOnline (Link)