A Pecuária do mundo é majoritariamente praticada nas zonas secas. Desde o declínio da cultura algodoeira, a economia do semiárido tem resistido quase exclusivamente com a pecuária. Esta, uma vez bem manejada, emprega permanentemente um número significativo de sertanejos. A Fazenda Carnaúba é referência nacional em genética de caprinos, ovinos e bovinos.

Gado Guzerá

Bovinocultura

Na Fazenda Carnaúba pratica-se pecuária de bovinos adaptados, de dupla aptidão, de animais das raças zebuínas, Guzerá e Sindi, puros de origem e registrados, além do Curraleiro Pé Duro.

Caprinocultura

No que se refere a caprinocultura, o que hoje sedimenta e distingue os resultados da fazenda começou nos anos 1970, quando Ariano Suassuna e Manelito Dantas decidiram iniciar a criação de cabras, priorizando a escolha dos animais. Queriam um rebanho nativo e precisaram formá-lo viajando Sertão adentro, visitando feiras, garimpando entre os criadores. Em 1972, quando começaram a criação, tinham menos de 150 animais. Hoje, são 2.300 cabras.

Em mais de 40 anos, erraram e acertaram; fizeram, desfizeram, refizeram. Mas havia fôlego e argumentos movendo a dupla: “A França, que tem um rebanho caprino estimado em apenas 960 mil cabeças, ganha uma fortuna com o leite e o queijo de suas cabras. O rebanho brasileiro de cabras é de 14 milhões, dos quais 11 milhões estão no Nordeste”, escreveu Ariano, em artigo publicado em maio de 2000.

Atualmente, na Carnaúba, são criadas cabras nativas, altivas, de leite rico e prolificidade acentuada, de dez raças, já homologadas, como: Parda Sertaneja, Moxotó, Graúna, Serrana Azul, Repartida, Canindé, Marota, Murcianas (Pretas e Caobas) e Biritingas.

Cabras serranas
Ovelhas Morada Nova

Ovinocultura

Na busca por elementos biológicos compatíveis com o clima semiárido, a Fazenda Carnaúba, para diversificar suas atividades, conta com um rebanho formado por oito raças de ovinos deslanados, de carne enxuta e pele superior, como: Barriga Negra, Cariri, Morada Nova (Pretas e Vermelhas), Jaguaribe, Cara Curta, Somalis e Santa Inês.

Suinocultura

Em construção.

Apicultura

Em construção.